terça-feira, 6 de novembro de 2007

gOS "ser ou não ser" Eis a instalação!


De acordo com à analise feita pelo blog Tradutorium o gOS não durou duas horas em seu micro.
O download consiste em uma ISO de 800 megas, no qual foi utilizado uma mídia de DVD para gravação!
A instalação durou cerca de 48 minutos, comparada a outras distribuições Linux foi muito demorada. Sem comparação ao Kurumin que gasta em torno de 4 a 8 minutos. O pacote de software não teve nada de interessante para um download enorme igual ao do mesmo. A não ser inumeros jogos Gnome, pra quem gosta de "bobagem". A interface utilizada pelo sistema Enlightenment rendeu inúmeros elógios. O boot foi muito bem tralhado, em vista de outros sistemas Linux que mostram o Tux logo acima na inicialização. O gOs usa uma interface limpa e verde. O software de conexão com rede retornou muitos erros.
Leia a análise na integra acessando o site: www.tradutorium.wordpress.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou um leigo usuario de Linux por opção e totalmente avesso aos comandos de linha, portanto quanto mais objetivo e pratico for a distro para mim é melhor. Vejo com bons olhos a iniciativa deste SO que embora apresente problemas, pode melhorar ainda muito mais. Não cheguei a instalar o sistema mas aguardo uma versão mais estável para fazê-lo. A enfase aos serviços Google foi uma ótima tirada para facilitar a vida do usuario. Iniciativas como essa são vãlidas, veja por exemplo o Mepis 6 e o Linux Mint, dois excelentes SO's com a máquina Ubuntu (Mepis 7 voltou ao debian puro).

Antonio Martins
martins.listas@gmail.com

Leonardo disse...

Olá Antônio,
a iniciativa realmente é valida e bem vinda. No caso o post foi baseado no conteúdo original do blog tradutoruim. Linux infelizmente ainda não é OS suficiente maduro para usuários "leigos" como você sitou no seu comentário. O Próprio Ubuntu tem trabalhado e muito para ser de fácil utilização no Desktop. Agradeço pelo comentário, compreendo e respeito a sua opnião. Continue postando, sinta-se em casa.

Fabio Ezidério disse...

Sou proprietario de uma Lan, e digo com muita experiencia q Linux pode ser bom pra quem gosta de perder tempo configurando 1 milhao de coisas inuteis q ja deveriam vir prontas ou com instalacao mais simples.E nao adianta defender pq ja testei em minhas maquinas na pratica funcionando a lan com os clientes, eu tinha que ficar de baba de todo mundo pq o uso da maioria das aplicacoes nao sao praticas, travam D+, a instalacao de programas e um martirio, drivers de placa 3D som nem se fala, falta de opcao de jogos e programas, nem tibia roda direito na verdade aq nem consegui executar, configuracao de rede sofrivel, incompatiblidade com uma infinidade de hardwares, simplesmente pensemos o seguinte o usuario final nao e desenvolvedor e nao tem obrigacao de saber as palavras magicas e rituais (pq linux e isto) para instalar ou fazer algo no PC, assim como o motorista tem que saber o basico da mecanica mas nao tem que ser um engenheiro mecanico e saber desmontar o motor do carro e colocar no lugar de volta, nem todo mundo adora compilar codigos, ler uma biblia pra instalar um drive e ficar se perguntando oq fiz de errado para q algo nao funcione,sera q esqueci de dar 3 pulinhos ou bater duas vezes na madeira...Em resumo e o seguinte por enquanto Linux e pra quem gosta de sofrer sim, nao e pratico, principalmente a parte multimidia e rede, nao tem compatibilidade com quase nada dos principais programas nem similares, gente nao sou mal agradecido, o bom do linux e q em uma aplicacao bem basica em uma empresa por exemplo, que n precise de som, video excelente, etc... ele pode ate resolver por ser gratuito mas os beneficios pelo menos pra mim acabam ai. O linux tem futuro sim mas precisa por exemplo fica ai a sugestao ... uma base de dados em servidores on line com scripts de programas mais usados e aqueles que nao sao usados tantos poderiam ser solicitados para q se desenvolvessem os scripts faltantes, assim como funcionaria da mesma maneira (por ex o driverguide) um site de drivers para linux onde os usuarios especificariam os seus hardwares e poderiam baixar os drivers correspondentes.. acho que se existissem algo assim , mas que de fato funcionasse, e nao repositorios ultrapassados, mas repositorios dinamicos que atendessem aos pedidos dos usuarios... por enquanto sejam xiitas e fanaticos, (pq para alguns linux parece ser uma religiao ) e poucos humildes os que comigo nao concordarem... LInux nao atende ao usuario final, nao resolve os problemas dos desktops, nao e divertido e nao e pratico. Por enquanto fico com o XP Profissional SP2, o melhor SO, apenas com o problema de ser pago e muito caro. fora isto e o melhor. Que os desenvolvedores do Linux aprendam com ele.